16 janeiro 2010

PERDOAR SEMPRE


Um dia Paulinho voltou da escola muito bravo, fazendo o maior barulho pela casa.

Seu pai, percebeu a irritação e chamou-o para uma conversa. Meio desconfiado e sem dar muito tempo ao pai, Paullnho falou irritado:

- Olha, pai, eu estou com uma tremenda raiva do Pedrinho. Ele fez algo que não deveria ter feito. Espero que ele leve a pior. O Pedrinho me humilhou na frente de todo mundo. Não quero mais vê- lo. E espero que ele adoeça e não possa mais ir à escola.

Para surpresa de Paulinho, seu pai nada disse. Apenas foi até a garagem e pegou um saco de carvão e dirigiu-se para o fundo do quintal e lhe sugeriu:

- Filho, está vendo aquela camiseta branca no varal? Vamos fazer de conta que ela é o Pedrinho. E que cada pedaço de carvão é um pensamento seu em relação a ele. Descarregue toda a sua raiva nele, atirando o carvão do saco na camiseta, até não sobrar mais nada. Daqui a pouco eu volto, para ver se você gostou, certo?

O filho achou deliciosa a brincadeira proposta pelo pai e começou. Como era pequeno e estava um pouco longe, mal conseguia acertar o alvo.

Após uma hora, ele já estava exausto, mas a tarefa estava cumprida. O pai, que o observava de longe, aproximou-se e perguntou:

- Filho, como está se sentindo agora?

- Isso me deu a maior canseira, mas olhe, consegui acertar muitos pedaços na camiseta - disse Paulinho, orgulhoso de si.

O pai olhou para o filho, que até então não havia entendido a razão daquela brincadeira, e disse carinhosamente:

- Venha comigo até o quarto, pois quero lhe mostrar uma coisa.

Ao chegar no quarto, colocou o filho diante de um grande espelho, que ficou sem entender nada. Quando olhou para sua imagem, ficou assustado ao ver que estava todo sujo de fuligem. Tão imundo que só conseguia enxergar seus dentes e os pequenos olhos. O pai então lhe explicou:

- Veja como você ficou. A camiseta que você tentou sujar está mais limpa que você. Assim é a vida. Quando estamos com raiva , o mal que desejamos aos outros retorna para nós próprios. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos sentimentos e pensamentos, a mancha, os resíduos, a fuligem maior ficam sempre em nós mesmos.







Guardar raiva é o mesmo que tomar o veneno e querer que o outro morra.

05 janeiro 2010

HOMENAGEM


Queridos Amigos!!!!

Estamos começando um novo ano...cheio de promessas e de potencialidades!!

Decidi começar essa nova etapa compartilhando com vocês uma experiência pessoal.

Eu tenho um grande amigo chamado Maurilio, com quem convivo há 15 anos.

Ele é um ser humano simples, cheio de doçura, muito bem humorado, cheio de energia e muito gostoso de se conviver...tivemos em nossa amizade inúmeros momentos fantásticos...ele adora festas e sempre me recebeu em sua casa para as "inaugurações".

Explico: Maurilio adora decorar sua casa, um apartamentinho de quarto e sala em Santa Teresa...pouco espaço, eu concordo, mas onde ele conseguiu mágica...trata-se de um apartamento térreo, de fundos mas que tem uma área externa grande. O que ele fez: manteve as duas árvores frondosas que já existiam quando comprou o imóvel e criou ao redor delas um lindo jardim...além disso transformou a área de serviço em sala de estar junto ao jardim, em outro espaço construiu uma churrasqueira, em outro fez um jardim de passarinhos onde ele toma café-da-manhã com a mulher...uma casinha de sonhos, onde cada cantinho tem a mão cuidadosa e criativa dele.

E para cada um destes espaços ele fez uma "festa de inauguração"...eu tive a honra de ser convidada para algumas...e também para uma festa de Ano Novo, que foi linda.

Acontece que há 2 anos meu grande amigo recebeu um diagnóstico de câncer de próstata...e ele não estava preparado emocionalmente para isso. Eu ofereci diversas vezes ajuda terapêutica mas ele recusou cada oferta e eu, como sua amiga, mesmo com muita tristeza, entendi e respeitei sua decisão.

Infelizmente ele não resistiu a tanto sofrimento e precisou ser internado no Copa D´Or.

No dia 26 de Dezembro, um dia após o natal, meu querido amigo voltou à pátria espiritual.

No último domingo, dia 3, eu fui à missa de sétimo dia...um ambiente de saudade mas de serenidade, onde encontrei e abracei sua esposa e seu único irmão.

E, como era de se esperar, Maurilio nos deixou uma última mensagem, que foi lida durante a missa...uma linda e importante mensagem...uma mensagem que retrata bem quem ele é e também nos indica um caminho a seguir...um alerta que devemos ter em mente todos os dias.

Uma mensagem cheia de sabedoria simples...vejam que beleza:

Das 24 horas...

"As próximas 24 horas vão ser de fundamental importância na sua vida.

Esqueça o que você foi no passado. Isto não conta, porque estes momentos já foram vividos e estão na memória do tempo. Mesmo que você conheça suas outras encarnações, ou tenha descoberto a pista para solucionar traumas infantis, esqueça o passado.

Esqueça o futuro. Primeiro, porque Deus tem sua própria maneira de escrever nossos destinos, e não adianta tentar adivinhar o que passa em Sua cabeça. Segundo, porque -até o dia de amanhã - você só tem 24 horas para viver.

Tenha coragem de aproveitá-las, fazendo coisas que você sempre quis. É para isto que você está no mundo. É para isto que Deus lhe dá, todos os dias, as 24 horas mais importantes de sua vida." Paulo Coelho

Tomo a liberdade de complementar as palavras de Paulo Coelho...

Esquecer o passado significa perdoar a si mesmo por seus erros e perdoar a todos aqueles que tenham conosco alguma dívida, pois cada ser humano dá o melhor que pode em cada ocasião. Ou seja, o ser humano erra porque não sabe ainda como acertar.

E se comprometer a aprender com o erro, buscando acertar da próxima vez.

Esquecer o futuro significa trabalhar no hoje, a cada passo do caminho mágico da vida, buscando com fé nossas metas e confiando que Deus irá nos prover tudo o que for necessário para que conquistemos nossos sonhos. O amanhã começa no agora.

Por isso cada 24 horas devem ser vividas com sabedoria e amor.

Convido a cada um de vocês para atenderem a sugestão de meu amigo Maurilio...um homem que viveu pouco no planeta, mas soube viver com intensidade.

FELIZ 2010 A TODOS NÓS!!!