11 março 2011

Os 12 Princípios da Inteligência Espiritual


1.Tenha pensamentos positivos, sempre. Não pense como vítima das circunstâncias, pense que sofrer é uma oportunidade de ser forte.

2.Descubra quem você é. O que me faz levantar de manhã? Para que eu vivo, por o que daria minha vida? O que me motiva para fazer coisas todos os dias? Quem eu sou realmente? Comprar, trabalhar, sair com os amigos faz parte de nosso universo, mas o “ser” é mais do que isso.

3.Tenha humildade. Precisamos saber que o que fazemos parte de um sistema, e que precisamos prestar atenção nos outros, lembrando que existem diversos pontos-de-vista – não o seu, unicamente.

4.Viva a compaixão. A origem dessa palavra significa “sentir com”. Sentir a dor do outro como se fosse a sua dor. “

5.Reveja seus valores. Precisamos pensar menos em “eu, mim” e mais em “nós, nossos”. E precisamos rever nossos valores para servir uns aos outros. Como fazer isso? “Pergunte a você mesmo, qual é o melhor que você pode dar”.

6.Viva o presente. Tire o peso do passado e das preocupações – e.viva o agora!

7.Estamos conectados, e o jeito que vivo minha vida afeta a vida do outro. “Se me sinto negativo, espalho essa negatividade para minhas relações, minha comunidade. Mas se me sinto esperançosa e que posso fazer melhor, espalho essa atitude para as outras pessoas”.

8.Responda a uma questão fundamental: sempre perguntar por quê! Nós nos fechamos a verdade se não questionamos.

9.Mude a sua mente, seus paradigmas, e coloque seus pontos-de-vista sob uma nova perspectiva. Precisamos de uma revolução do pensamento também nas lideranças e na educação. É preciso ajudar as pessoas a formarem consciência crítica.

10.Valorize seus princípios, mesmo que sejam impopulares. Entretanto, não seja arrogante de que está certo, mas questione-se. Escute os outros, mas veja o que você quer acreditar, para o que você quer lutar.

11.Celebre a diversidade. Isso significa construir um pensamento do que significa a diferença para você, e o que ela tem a te ensinar. Dizer “obrigada por ser diferente, por me fazer questionar a mim mesmo”.

12.Descubra a sua vocação, o seu propósito de vida e em como você pode fazer a diferença. Você não precisa ser o Gandhi ou o Barack Obama. Cozinhar um bolo pra sua família, um pai que vai brincar com seu filho, dando o seu melhor, é uma maneira de servir a humanidade com o melhor que temos.

Inteligência Espiritual 2


Dana Zohar autora do livro QS - Inteligência Espiritual, identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São holísticas
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10.Têm compaixão

Inteligência Espiritual - Estudo da Consciência dentro da Ciência


Durante muito tempo, o mundo viveu uma verdadeira obsessão por testes para medir o quociente de inteligência (QI), baseados na compreensão e manipulação de símbolos matemáticos e lingüísticos. Isso, segundo afirmavam os especialistas, era fundamental para a obtenção de uma vida materialmente próspera.

Estas informações, mal interpretadas pelo ser humano, o levaram a buscar a felicidade em bens materiais. Esse processo gerou uma competitividade desmedida e o isolamento surgiu como resultado óbvio.

O materialismo e o egocentrismo provocaram uma grande crise existencial.

Nos anos 90, descobriu-se que QI elevado não era sinônimo de sucesso. Para se dar bem na vida, era preciso ter também o quociente de inteligência emocional (QE), ou seja, ter autoconhecimento, autodisciplina, persistência e empatia. Isso ajudaria a gerar bons relacionamentos que, unidos à prosperidade material levariam o ser humano a encontrar a tão sonhada felicidade.

Novo engano. A crise existencial anterior se manteve, acrescida de uma profunda sensação de vazio interior. O homem finalmente percebeu que a análise lógico-racional não conseguiria dar conta de todas as suas questões existenciais. E que ele precisava de algo mais para ser feliz: desenvolver uma nova consciência, mais holística e mais fraterna e assim obter paz interior e alegria.

Recentemente a ciência veio apoiar a idéia do desenvolvimento de uma nova consciência. O neuropsicólogo americano Michael Persinger e, o neurologista Vilayanu Ramachandran, da Universidade da Califórnia, identificaram no cérebro humano um ponto chamado de "ponto Deus" ou "módulo Deus", que aciona a necessidade humana de buscar um sentido para a vida. O "ponto Deus" mostra que o cérebro evoluiu para fazer perguntas existenciais, para buscar sentidos e valores mais amplos.

Segundo os especialistas, surgiu a possível solução para a crise existencial: desenvolver a QS ou Quociente de Inteligência Espiritual.

Enquanto o QI resolve primordialmente problemas de lógica e o QE nos ajuda a avaliar as situações e a reagir a elas de forma adequada, levando em conta os próprios sentimentos e os dos outros, o QS coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos.

É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que desenvolvemos valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações. Com ela realizamos o pensamento criativo, capaz de "insights", formulador e revogador de regras.

Ela é a fonte do bom senso, do equilíbrio, da mansidão, da lucidez profunda.

Ela motiva a obtenção de capacidades importantes e necessárias a todo ser humano: ser flexível, obter um grau elevado de autoconhecimento, saber enfrentar os momentos de fracasso, de rompimentos e de dor e aprender com o sofrimento, ver conexões entre realidades distintas, entender o todo e aceitar as diversidades.

Ela nos leva a questionar nossas escolhas, a refletir se queremos estar nessa ou naquela situação, se essa é a vida que queremos levar. Ela nos leva a criar situações novas, a perceber, por exemplo, a necessidade de mudar de rumo ou de investir mais num projeto.

Usamos a inteligência espiritual quando nos sentimos num impasse, quando enfrentamos as armadilhas de velhos hábitos ou quando temos problemas com doenças ou sofrimentos. O QS nos mostra que temos problemas existenciais e nos aponta os meios de resolvê-los.

Vale ressaltar que não estamos falando de religiosidade. Muitas pessoas se dizem religiosas mas têm uma sabedoria espiritual baixíssima porque buscam na religião apenas certezas e "salvação"; não percebem a importância da dúvida e do questionamento. Nem entendem que devem tomar para si as rédeas de suas vidas pois somente a ação gera o resultado.

No entanto, o simples questionamento existencial não basta para acabar com o vazio da vida moderna. É preciso dar ao mundo interno a importância que ele merece. A vida interna lida com o pensamento, as emoções, as energias, as imensas possibilidades humanas, de uma forma diferente que a vida externa, materialista.

Agora que conhecemos bastante do mundo externo que nos cerca, seus métodos e possibilidades, devemos nos aplicar em conhecer de forma disciplinada e comprometida nossa dimensão interior, e assim desenvolver nossa Inteligência Espiritual.

Focalizando na vida interna vamos conhecer aquilo que somos e como somos. Então poderemos nos transformar, superando as barreiras que foram impostas ao nosso pensamento, harmonizando nossas emoções, equilibrando nossas energias, nos conectando com nossa intuição, nos re-ligando ao Eu Superior e sua infinita sabedoria, imensa alegria e profunda paz!