29 novembro 2009

Aprendendo com Fernando Pessoa!


Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura.
Arrependa-se, volte atrás, peça perdão!
Não se acostume com o que não o faz feliz,
Revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

28 novembro 2009

SAINDO DA DEPRESSÃO by Charlie Brown & PNL


Vamos falar um pouco de PNL e para isso pedir ajuda ao mestre Richard Bandler, um de seus criadores. Segundo Bandler PNL é:

"O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA."

Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Bem,esta definição, enquanto precisa e técnica, pode ser um pouco complexa para algumas pessoas,portanto eis outra mais simplificada:

"PNL É O ESTUDO DE COMO REPRESENTAMOS A REALIDADE EM NOSSAS MENTES E DE COMO PODEMOS PERCEBER, DESCOBRIR E ALTERAR ESTA REPRESENTAÇÃO PARA ATINGIRMOS RESULTADOS DESEJADOS."

Isso é a PNL. Uma técnica poderosa que nos permite reprogramar nossa mente para o sucesso.

Porque sucesso depende sim de ações construtivas mas as ações dependem, fundamentalmente, de como pensamos sobre as coisas, de nossas crenças sobre poder e de quanto deste poder usamos efetivamente.

Basicamente funciona assim: se você acha que pode você pode basta entender como!

26 novembro 2009








"O homem livre é senhor da sua vontade e somente escravo de sua consciência." Aristóteles

OUSE SER CONSCIÊNCIA!!


Existem diversas definições para Consciência.

Para a Ciência a Consciência está circunscrita unicamente ao cérebro e seus complicadíssimos mecanismos de ação.

Já para algumas culturas, como a dos Índios Americanos, a Consciência nascia com o homem mas com o passar do tempo se perdia no tumulto dos dias. E só podia ser compreendida quando, através da ingestão de mescalina os índios silenciavam sua voz interna o que lhes permitia recuperar a Consciência.

Nesta nossa conversa vamos assumir como definição para Consciência a capacidade do Homem de compreensão e discernimento sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca. Como o ser se percebe, qual sua missão pessoal no planeta, como tem sido seu comportamento, como percebe as pessoas, o ambiente, as relações. Como entende cada experiência, única maneira realmente efetiva de aprendizado no planeta.

Dependendo do seu estado de consciência uma pessoa pode perceber as coisas de uma determinada forma, e está fadado a reagir a elas de acordo com essa percepção.

A partir da alteração desse estágio para um patamar mais elevado (o que chamamos de Despertar da Consciência), pode-se realizar uma mudança dessa percepção e consequentemente da reação às circunstâncias externas, bem como a alteração dos próprios sentimentos e experiências internas.

Importante: não se adquire Consciência pelo pensamento. O pensamento é apenas um dos componentes da Consciência.

Pensar é a atividade mental que gera um diálogo interno no indivíduo, que na sua atividade diária ouve a si próprio e, avalia, escolhe, decide e vive sua vida.

Ao nascermos somos Essência, pura emoção e sensações. Nossa mente, recém chegada do planeta, ainda não contêm dados para existir intelectualmente. Vivemos a infância com a inocência e o amor originais.

Depois a mente confronta-se com o fluxo ininterrupto dos estímulos exteriores e começa a organizar esse fluxo.

Com a idade, o pensar vai ganhando peso e importância e o sujeito vai utilizando essa faculdade para viver.

Este processo vai nos desligando da nossa Essência, e substituímos por pensamentos a inocência e poder originais.

Passamos então a acreditar que a vida resume-se a mente e aos pensamentos e desqualificamos nossas emoções.Este é um grande equívoco!!!

Pensando e agindo assim não atingiremos um grau mais elevado de Consciência.

Nossa mente é apenas um instrumento de trabalho, poderoso e fantástico é verdade, mas representa apenas parte do processo.

Nossa busca planetária é a elevação do nosso nível consciencial.

Isso se verifica através do refinamento emocional, ou seja, quando utilizamos nossa mente e pensamentos para lapidarmos nossas emoções através da prática.

Pensar é a base, o processo fundamental pois são as imagens que geramos em nossa mente que irão comandar o pensamento. Mas apenas pensar e imaginar torna o processo incompleto.

Portanto, para realizarmos de fato nosso crescimento precisamos interromper este processo de “inconsciência aprendida” passando a nos observar atentamente, refletindo sobre nossos pensamentos, emoções e comportamentos desde a fala mais simples e imediata até os juízos mais complexos. Então experimentar cada momento e absorver diariamente o aprendizado através da prática o único caminho para o aprendizado real.

A Consciência tem o poder de nos arrancar do nível de acomodação, apego e rotina que nos arrastam para níveis inconscientes de vida e através dela instruímos nossa Essência, caminhando inevitavelmente para a evolução.

Observe se você não está abarrotado de "lixo conceitual" e tenha a coragem de aventurar-se no exercício diário de vivenciar o seu poder.

Termino com um dos pressupostos de PNL que diz:"faça e o poder lhe será dado".

E assim...Ouse ser Consciência!

08 novembro 2009

SER FELIZ!!!


Como é bom estar viva...trabalho com a mente humana há muitos anos e, é claro, dia a dia vivo uma imensa transformação interna...

Cada novo contato me faz pensar, refletir sobre minha própria vida, meus objetivos, minhas metas, meus valores e amores...

Há sempre muitas pessoas, informações...aprendi a fazer amizade com a mudança e não me incomoda perceber que a vida é uma mudança constante, desde que nascemos até quando morremos...

Mas há algo que descobri em mim e que nunca muda!! E olha que nunca é uma palavrinha dura...dificil de acontecer...na verdade nem sei porque existe no dicionário...

Curiosamente cada mudança destrói a força do nunca e do sempre...então...

Enfim, descobri algo em mim que não muda...como assim?

EU SOU FELIZ!!!

Podem acontecer problemas, trabalho demais, tempo de menos...desafios, pessoas, locais, circunstâncias...nada disso, me incomoda.

Sigo feliz minha vida, vivendo cada dia...aprendendo....muito em cada segundo e acima de tudo...sendo grata ao Criador e a este fantástico planetinha-escola pela calorosa acolhida e por tantos ensinamentos...

Fazer o Caminho de Santiago torna-se desnecessário quando se abre o coração e a mente para ouvir, na rotina diária, todos os ensinamentos que recebemos, tanto das pessoas com quem convivemos quanto das experiências que vivemos.

E aí me lembro de uma texto de autoria desconhecida que recebi e que fala exatamente desta mágica capacidade humana de felicidade que pratico e da qual sou fiel, praticamente uma filosofia de vida:

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, imcompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”

Um beijo a todos!

Meu desejo de Paz e luz!