12 outubro 2010

Doe Palavras!


E por falar em palavras, quero apresentar a todos vocês um projeto muito bacana, sobre o qual tomei conhecimento recentemente.

Trata-se do DOE PALAVRAS, lançado pelo Hospital Mario Penna em Belo Horizonte que cuida de doentes com câncer.

De forma fácil e rápida todos podem doar um pouquinho.

Basta acessar www.doepalavras.com.br, escrever uma mensagem de otimismo curta (tipo twitter) e sua mensagem aparecerá nos diversos telões e tvs instaladas nos quartos e enfermarias do Hospital onde os pacientes estão em tratamento.

Eu venho doando todos os dias e convido a todos para fazerem o mesmo. Você vai dedicar 10 minutos do seu tempo a quem precisa.

Um beijo ENORMEa todos!

Ainda sobre as palavras...por Osho


Palavras não são apenas palavras. Elas têm disposições de ânimo, climas próprios.

Quando uma palavra se aloja dentro de você, ela traz um clima diferente à sua mente, uma abordagem diferente, uma visão diferente. Chame a mesma coisa de um nome diferente e perceberá: algo fica imediatamente diferente.

Existem as palavras dos sentimentos e as palavras intelectuais. Abandone cada vez mais as palavras intelectuais, use cada vez mais palavras dos sentimentos. Existem palavras políticas e palavras religiosas. Abandone as palavras políticas. Existem palavras que imediatamente criam conflito. No momento em que você pronuncia, surgem discussões. Assim, nunca use uma linguagem lógica e argumentativa. Use a linguagem do afeto, do carinho, do amor, para que não surja discussão alguma.

Se você começar a ficar consciente disso, perceberá uma imensa mudança surgindo. Se você estiver um pouco alerta na vida, muitas infelicidades poderão ser evitadas. Uma única palavra pronunciada na inconsciência pode criar uma longa corrente de aflição. Uma leve diferença, apenas uma virada muito pequena, e isso cria mudança. Você deveria ser muito cuidadoso e usar as palavras quando absolutamente necessário. Evite palavras contaminadas. Use palavras arejadas, não controversas, que não são argumentos, mas apenas expressões de suas impressões.

Se você puder se tornar um especialista em palavras, toda a sua vida será totalmente diferente. Se uma palavra trouxer infelicidade, raiva, conflito ou discussão, abandone-a. Qual é o sentido de carregá-la? Substitua-a por algo melhor. O melhor é o silêncio, depois é o canto, a poesia, o amor.

07 outubro 2010

Como é bom viver!!!


Queridos Amigos!!

Vivemos todos em um planeta-escola, local de trabalho, estudo, crescimento e progresso.

Mas é fundamental perceber que o repouso também é necessário. Relaxar corpo e mente, renovar as energias.

Pensando nisso, uma vez ao ano realizo uma viagem de férias. São apenas 10 dias mas são sempre maravilhosos.

Este ano o local eleito para este fim foi Porto Seguro.

Um lugar mágico, onde estive algumas vezes antes, local de escolha quando quero um destino sereno, relaxante e encantador. Quero contar a vocês sobre esta viagem.

Viajamos, eu e Liliane, minha fiel companheira de aventuras. Ela ainda não conhecia o lugar e, certamente, jamais esquecerá a experiência, o que aconteceu comigo da primeira vez que estive lá.

Freqüento Porto desde o tempo em que o Arraial ainda não tinha luz. E eu estava na época com 25 anos. Portanto são 22 anos de paixão absoluta!

Partimos do Rio de janeiro no dia 11 de setembro (que data né?) em um vôo da Trip, incluso no pacote de férias que compramos na CVC Viagens.



Chegamos a Porto Seguro às 14 horas. O aeroporto está em obras de ampliação e poderia ser um desestímulo a quem nunca foi lá. Uma loucura total.

Eu sei que ficará muito melhor com a obra finalizada já que Porto Seguro é, hoje, um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros. Já existem vôos vindos da Europa, com partidas de Portugal, regularmente. Então o fluxo de pessoas aumentou imensamente nos últimos anos. Um aeroporto maior é mais do que necessário.

No serviço que compramos estavam incluídos, o translado ao hotel, a hospedagem, um city tour e uma festa de praia a noite.

Fomos recebidas na chegada pela simpaticíssima Fabiane, nossa guia local. Em seguida, levadas ao nosso Brisa da Praia, um hotel muito confortável localizado em uma praia paradisíaca no caminho entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Vivemos dias inesquecíveis e necessários de descanso e relaxamento onde nossa única preocupação era qual o tipo de lazer queríamos viver na hora seguinte.

Café da manhã saboroso e farto, piscina, praia, caipirinhas, peixinhos, etc...





Chato, muuuuuiiiiito chato!!!!

Já que falamos disso, vale comentar que a comida de Porto Seguro é deliciosa e barata.

Come-se lagosta a um preço tão delicioso quanto a mesma. Peixes, camarões e lagostas eram a nossa escolha principal nas refeições. Também caprichamos nos sucos já que há fartura. Conheci a graviola, uma fruta delicada de aroma e sabor especialíssimos. Vale conhecer. Há graviola em lojas de suco no Rio, como a Bibi Sucos por exemplo.

O “city tour” aconteceu no segundo dia onde fomos levadas ao Centro Histórico de Porto.

Na chegada assistimos a um show de capoeira e em seguida caminhamos até o Centro Histórico, propriamente dito.

Trata-se do vilarejo onde foi fundada a cidade de Porto Seguro no período do descobrimento do Brasil.

Ao chegar lá vemos uma praça onde estão localizadas a igreja, a cadeia e a prefeitura. Ao redor da praça, ruelas ladeadas de casinhas coloridas, com portinhas e janelas de madeira abertas em par. Vêem-se muitas bougainvilles de diversas cores e gramadinhos na frente de cada casa.



A guia nos revela uma curiosidade da arquitetura. As casas tem telhados representantes da condição social do morador. O detalhe em questão é a borda do telhado que recebe classificações distintas. Uma borda é chamada de eira, duas bordas de beira e três de seveira. Significando o seguinte: casas com eira (uma única borda) pertenciam a pessoas pobres, sem recursos financeiros e intelectuais. Casas com eiras e beiras (duas bordas) pertenciam a pessoas ricas com boas condições financeiras e, finalmente, casas com eiras, beiras e seveiras (três bordas) pertenciam a pessoas abastadas e cultas. Daí surge a expressão “não ter eira nem beira”. Interessante né?

Todo o local é preservado pelo Patrimônio Histórico, conserva um ar romântico e nostálgico. Tem-se a impressão de volta no tempo.



No terceiro dia de viagem,tomamos uma escuna e velejamos por 2 horas, saindo da costa, mar a dentro e, ao chegarmos ao local, visualizamos encantadas, baleias jubarte, que nesta época do ano estão em rota para Abrolhos, considerado como o berço das baleias no Brasil. Uma experiência inusitada.

No dia seguinte, voltamos a escuna, mesmo mestre (piloto), equipe tão competente quanto a do dia anterior, fomos levadas por 50 minutos ao Recife de Fora, uma formação de recifes onde se pode mergulhar com snorkel (máscaras) e visualizar peixinhos coloridos, estrelas do mar, esponjas (Bob Esponja não estava lá!) e todo o rico manancial de vida marinha.


Lili conseguiu ver uma Dolly (lembram? A amiguinha azul do Nemo? Aquela que esquecia tudo?) então...

Esta também foi uma oportunidade rara de contato com a natureza.

Para facilitar a vida alugamos um carro e pudemos visitar outros locais além de Porto.

Fomos a Arraial da Ajuda, vila localizada a 15 km de Porto, cujo acesso se dá por balsa para carros e pedestres. O trajeto é curto, aproximadamente 10 minutos na balsa. Depois disso mais 10 de carro subindo um morro onde , no topo, está localizada a cidade.




O mesmo estilo no que se refere ao centro da cidade, uma praça com a igrejinha e casinhas ao redor da praça.

No entanto, fazendo uma comparação, Porto é como Cabo Frio e Arraial é como Búzios, mais charmosa e fashion.

Tanto Porto Seguro quanto Arraial da Ajuda seguem o mesmo padrão: as praias recebem a freqüência maior durante o dia é à noite as cidades fervem.

Há em Arraial uma rua chamada Mucugê que é o point local à noite. Ela é looonga, ladeada por lojinhas de roupas e artesanato, bares com música ao vivo, restaurantes diversos e muita gente bonita.

Lá passamos nossa última noite e comi “muito aborrecida” uma lagosta na brasa de comer rezando.




Em Porto a noite convida para uma visita à Passarela do Álcool, uma feirinha de barracas posicionadas uma ao lado da outra por 1 quilômetro. Na feira o visitante encontra artesanato, roupas e curiosidades como esculturas feitas com areia dentro de garrafas!! E parte das barracas é dedicada ao preparo e venda de “capeta”...



Capeta é um drink feito com misturas de bebida alcoólica (cachaça, rum, vodca ou espumante), frutas diversas e temperos doces e azedos (creme de leite, leite condensado, groselha, mel, gengibre, pimenta, etc...). A bebida dá origem ao nome da feira.

São diversos tipos de "Capeta" e muitas sensações. E os nomes? Hilários...eu tomei “Ligante” (me recuso a dizer o que havia nele!!) e Lili escolheu Beijo na Boca...sei lá o que tinha...provamos os dois e estavam deliciosos.



Bem junto à Passarela há um grupo de casinhas típicas de Porto que se tornou um pequeno centro de compras, com lojas de estilos variados, roupas indianas, incensos, artesanato, sapatos de couro, camisetas engraçadas, um pouco de tudo.


Lá está localizado O Beco, que reúne alguns restaurantes com música ao vivo. Vale conferir o Mama´s Grill. Tem atendimento excelente garantido pelo “barman-garçon-faz tudo” Mauro, boa gente toda vida. Com um sotaque estrangeiro e uma simpatia danada prepara drinques e indica o cardápio com gosto.
Em Trancoso, outra vila que vive da praia durante o dia e da praça , chamada O Quadrado, à noite encontramos esquema idêntico aos anteriores, com um diferencial na “praça’...é imensa e gramada.


Mas está presente a igrejinha no mesmo estilo colonial e as casinhas coloridas, que abrigam lojinhas e restaurantes. Como as casas são muito pequenas, as mesas de cada restaurante são dispostas do lado de fora, já no gramado sob as árvores que circundam a praça.

Quanto a praia, visitamos várias mas não deixamos de aproveitar meu passeio favorito: “lagartear na praia”...explico!

As praias são belíssimas. Mar calmo, águas mornas, céu absurdamente azul, uma constante brisa morna, pouca gente, muita tranqüilidade.

Cada praia tem, em geral, enormes barracas-bares. São na verdade bares de madeira, construídos na praia onde mesas e cadeiras são dispostos com guarda-sóis do lado de fora, na areia. O atendimento aos clientes é realizado por simpáticos garçons que atendem aos consumidores nas mesas da praia. Ou seja, mordomia total.


As opções são: comer um peixinho, um petisco qualquer (recomendo o aipim frito, que vem servido em lasquinhas tão finas que dão a impressão de serem batatinhas de aipim, sabe como?), tomar uma bebida de sua escolha, mergulhar, tomar sol, caminhar, jogar conversa fora, rir muito, conversar com as pessoas da mesa ao lado...

O ambiente trás uma profunda serenidade, garantida pelo pouco barulho do local, o que preserva o som natural das ondas. Um verdadeiro paraíso!



Cabem aqui comentários sobre as diversas pessoas com quem tivemos contato durante nossa viagem dos sonhos: Fabiane, nossa querida guia já citada, que está grávida da Ana Clara. Parabéns querida!



Adriano e Juliana, pais do pequeno Gabriel que ficou nosso amiguinho quando chegamos e que, durante a viagem comemorou o seu primeiro aniversário. Um fofo, aliás todos os três.

Solange, ou simplesmente Sol, dona da loja Rustikamente. Uma butique de roupas transadíssimas, criadas por ela mesma. Não me conformo de não ter tirado uma foto dela!

Sol, é uma mulher linda, que deve contar a casa dos 40 anos mas que preserva uma aparência muito jovem, reflexo dos 20 anos de residência em Porto Seguro, local para onde viajou de férias e de onde jamais saiu depois disso.

Tivemos o prazer de conversar por mais de uma hora sobre sua vida e sobre...Parapsicologia!

Adivinhem...ela me perguntou o que eu fazia e quando eu expliquei a conversa se estendeu. Básico!

Ela recebe pessoalmente na loja e tem o auxilio de suas duas filhas. As três oferecem um atendimento competente e simpático. E as roupas são maravilhosas...comprei 3 calças, confortáveis e cheias de estilo. Obrigado Sol pela acolhida. Estou esperando seu contato quando visitar o Rio.

É isso amigos...mais uma de minhas experiências, fruto de trabalho do corpo e da mente. Sonho que realizo sempre que me proponho a sonhar.

Apesar de vivermos em um planeta-escola, podemos usufruir da hora do recreio e no meu caso, um recreio especial e inesquecível.



Até o próximo sonho...