22 agosto 2010

O Poder da Escolha!!!


Entre as diversas leis que regem este maravilhoso planetinha-escola chamado Terra, há uma que eu simplesmente amo: O LIVRE-ARBÍTRIO.

Na minha opinião o livre-arbítrio é o símbolo-mor da liberdade pessoal.

Ele fala de escolhas. Somos escolhedores natos. Cada passo de nosso caminho revela uma escolha nossa. Seja escolher se vamos nos levantar pela manhã para ir ao trabalho ou se vamos nos casar, tudo, simplesmente TUDO, é resultado de escolhas.

Até quando decidimos que não vamos escolher, estamos assumindo que a escolha será efetivada por outra pessoa. Portanto, isso também é uma escolha.

Afinal, a história do “deixa a vida me levar” cantada por Zeca Pagodinho é apenas música pois ele mesmo nunca agiu assim. Ao contrário, batalhou muito para ser lançado e ganhar fama.

Mas muita gente que conheço, tem imensa dificuldade em escolher. Alegam ter a sensação de que quando decidem por uma opção qualquer estão perdendo as demais. E isso não é fato pois escolher deve ser o resultado de muita reflexão e consciência.

Ou seja, a opção escolhida deve reunir todas as melhores qualidades existentes no momento da escolha. Tudo o que o "escolhedor" considera ser o melhor, respeitando seus valores.

Portanto vamos deixar claro: é preciso saber escolher.

Então vamos pensar o que significa escolher bem: significa decidir onde queremos ir, com quem, quando e para qual objetivo.

Escolher tem a ver com refletir sobre qual nossa meta, o que desejamos, quanto a escolha trará de crescimento pessoal, que repercussão terá em nossa vida, presente e futura, bem como na vida daqueles com quem convivemos e que serão afetados pela escolha.

Devemos ser cuidadosos e perceber se a escolha atenderá a nossa alma, se está em sintonia com nossa Essência, se nos alegrará o coração e confortará nossa mente. Estes deveriam ser as bases de uma boa escolha.

Pois quando agredimos nossos valores e crenças, quando desrespeitamos a nós mesmos por uma escolha esse é um caminho certo para o fracasso.

Fica então evidente que permitir que outros façam por nós as escolhas que decidirão nosso rumo na vida, esta sim pode ser considerada uma escolha incorreta pois ninguém melhor do que nós pode escolher o próprio caminho.

Concluo que saber escolher é uma arte treinada, um aprendizado necessário e útil ao nosso desenvolvimento pessoal.