Amados!
Os seres humanos possuem um potencial imenso para a felicidade. Mas muitas vezes, vivem aprisionados a uma vida insatisfatória, sem entusiasmo ou prazer.
Em geral, as pessoas quando chegam ao meu consultório trazem queixas de impossibilidades em várias áreas de suas vidas. Desejam parar com vícios e afirmam não conseguir. Desejam prosperar profissional ou financeiramente mas alegam não saber como. Anseiam por relacionamentos mais felizes e se sentem aprisionados a relações desgastadas e vazias. Aparentemente, não tem poder para obter seus sonhos e metas.
Posso afirmar, com segurança, que isso não é fato. Vamos refletir um pouco.
Vivemos em um mundo de natureza próspera. A chuva não nos é ofertada em poucas gotas. As matas florescem em quantidade e quando o sol nasce derrama seus raios para todos de forma abundante. Mas então, o que pode impedir o ser humano, um ser natural, de partilhar dessa abundância?
Ao nascer somos inseridos em um contexto familiar onde receberemos valores fundamentais e desenvolveremos nossas crenças, a principal programação de nossa mente. Isso mesmo!
Se essas crenças forem limitadoras, que nos levem a acreditar na falta e na escassez, esse processo irá direcionar nossa energia mental para a manutenção do limite.
Aquilo em que colocamos nossa atenção fortalece a manutenção do conteúdo. Portanto se acreditarmos na falta, a mente na busca de atender nosso "desejo" irá realizar o bloqueio.
Ao logo do tempo, esse processo irá formar um "sistema de crenças", que uma vez instalado no subconsciente influenciará nosso comportamento e consequentemente, nossos resultados. E como nossos comportamentos dependem diretamente do que pensamos e sentimos, eles serão mantidos até que nova instrução seja dada.
A boa noticia é que não precisamos ficar inevitavelmente presos a isso. O sistema de crenças pode ser alterado através do autoconhecimento, pela consciência sobre o processo e a criação de uma nova programação, baseada em crenças potencializadoras de capacidade e mérito.
O processo de alteração do sistema de crenças é a base do cunho terapêutico em Parapsicologia e é chamado de Reprogramação Mental.
Pode ser feito de três maneiras:
Através da visualização – como seres humanos temos uma capacidade natural chamada criatividade e quando conseguimos criar um filme em nossa mente que, acreditamos e vivenciamos como real e possível, alteramos o que foi armazenado em nosso subconsciente.
Através da quebra de paradigmas – quando ampliamos nossa percepção e buscamos modificar nossos comportamentos para viver as experiências diárias, essa prática enriquece nosso mapa mental e as possibilidades de sucesso são ampliadas.
Através de alteração dos padrões de linguagem com afirmações positivas consistentes - Palavras são a materialização do pensamento. Como nossos comportamentos dependem diretamente do nosso pensamento e sentimento, ao usar afirmações positivas estamos oferecendo a mente um reforço para que a ação mais adequada aconteça e com isso influenciamos diretamente o resultado.
Concluímos que as possibilidades são infinitas. O limite do que podemos fazer está em cada um. Não somos vítimas e sim responsáveis por nossa vida. O plantio e a colheita tem estreita relação.
A reprogramação mental oferece a oportunidade de modificação do padrão negativo permitindo assim que as infinitas possibilidades do Universo possam agir em nossas vidas.