29 agosto 2009
A Magia da Mudança!!!
A PNL tem certas máximas, uma delas é: "Se você sempre faz a mesma coisa, vai obter sempre o mesmo resultado!"
Ao contrário de outras abordagens que dizem O QUE você precisa fazer, a PNL é a tecnologia do COMO. Ela diz e mostra COMO alcançar o que você quer.
Com a PNL nós podemos escolher o que queremos mudar, e como queremos fazer essa mudança. A PNL descreve a dinâmica fundamental entre a mente, a linguagem e o comportamento. Mas como isso funciona?
PNL significa Programação Neurolingüística e inclui os três componentes mais influentes envolvidos em produzir experiência humana: a neurologia, a linguagem e o padrão.
Nós estamos em contato com o mundo exterior através dos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. A nossa neurologia recebe estímulos externos e os representa para nós com um conjunto combinado de "representações internas" realizadas por imagens. Esse processo gera nossa experiência subjetiva.
A combinação dessas representações internas formam padrões ou "programas" que se repetem. Esses padrões (ou comportamentos) ocorrem repetidas vezes a não ser que sejam interrompidos ou redirecionados.
A linguagem determina como nós influenciamos e como nos comunicamos com os outros e conosco. É como nós rotulamos a nossa experiência. E também o modo como acionamos os padrões instalados.
Por isto a PNL é a exploração de COMO cada indivíduo experimenta o seu próprio conjunto único de padrões. Com a PNL nós podemos identificar que padrões nos dão recursos e nos são úteis. Então podemos escolher acrescentar novos padrões ao nosso comportamento e sermos mais produtivos naquelas situações onde tivemos baixa performance no passado. Se nós entendemos como nós somos da maneira que somos, podemos criar escolha sobre como nós gostaríamos de ser no futuro.
Outra máxima da PNL é que “todo comportamento tem uma intenção positiva para aquele que age”. A PNL fornece as ferramentas pelas quais se pode obter a satisfação dos “benefícios” que existem, em geral de maneira inconsciente, por trás do padrão de comportamento. Tudo de maneira mais saudável e enriquecedora.
Os métodos podem ser aplicados em muitas áreas: para criar confiança, motivação, vendas, melhorar a memória, desempenho atlético, aprendizado de estratégias – para qualquer coisa que os humanos fazem e querem saber COMO fazer melhor. Existe um ditado "Se isso funciona, deve ser PNL!"
A Parapsicologia é Terapêutica?
Em seus primórdios a Parapsicologia como ciência se propôs o desafio de buscar uma explicação lógica, natural e científica para os fenômenos ditos paranormais que, antes dela, eram atribuídos ao sobrenatural, ao misterioso mundo espiritual.
Para prosseguir em seus estudos a Parapsicologia encontrou um novo assunto a ser estudado e pesquisado: a mente humana. E identificou e aprofundou estudos sobre a capacidade de um setor específico da mente humana, denominado mente subconsciente.
A Parapsicologia descobriu que a mente subconsciente armazena todas as informações que são passadas ao ser humano por pais, parentes, meio social, religião, etc ao longo de toda a sua vida. E que as informações armazenadas neste imenso banco de dados, são utilizadas para viver, trabalhar, escolher, definir rumos, gerar metas e alcançar objetivos.
Como todo o processo acontece de forma automática e independente da vontade consciente, a mente subconsciente cria realidades inexplicáveis e indesejáveis em nossa vida.
As pesquisas revelam que há uma relação entre o subconsciente e reações emocionais e comportamentais do seres humanos bem como a relação existente entre mente humana e estrutura da personalidade.
A Parapsicologia Terapêutica surge nesse contexto, para utilizar esse potencial da mente humana, também chamado de Poder Mental, como força para a liberação do potencial humano, abrindo novos horizontes para seu aperfeiçoamento como indivíduo.
Durante o processo terapêutico, o cliente adquire a percepção de que inúmeros fatos, considerados de origem espiritual ou atribuídos a sorte, encontram suas explicações no processo da mente subconsciente. E que este fenômeno, que atua livremente e sem controle, é na realidade uma capacidade natural da mente que pode ser harmonizada, canalizada e treinada para obter melhores resultados abrindo perspectivas imensuráveis, tanto de compreensão e libertação interior do ser humano, quanto de atuação sobre o mundo exterior e seu aperfeiçoamento em direção a uma maior qualidade de vida.
A compreensão dos fenômenos mentais e o mapeamento da mente subconsciente, promove o que chamamos autoconhecimento. Esse processo viabiliza a eliminação de traumas e de males como depressão, angústia, insônia, síndrome de pânico, desânimo, falta de objetivo de vida, desvios de comportamento, entre outros, que são, em essência, o resultado prático do arquivamento inadequado da mente.
Dentro deste contexto surge o Parapsicólogo Clínico, profissional que aplica a ciência parapsicológica, fazendo uso de métodos e técnicas, como a hipnose e a Programação Neurolinguística (PNL), promovendo a reprogramação mental do cliente para que ele alcance seus objetivos de maneira holística, harmonizando os planos físico, mental, emocional e espiritual.
Portanto, pode-se afirmar que a Parapsicologia é a nova ciência que contribui na harmonização do ser humano nos caminhos do novo milênio. E assim o Ser Humano, como condutor da sua história - desperto e equipado pelos grandes conhecimentos da Parapsicologia - pode construir uma nova realidade.
23 agosto 2009
Aprendendo com Shakespeare
Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"
Assinar:
Postagens (Atom)