29 agosto 2009

A Magia da Mudança!!!


A PNL tem certas máximas, uma delas é: "Se você sempre faz a mesma coisa, vai obter sempre o mesmo resultado!"

Ao contrário de outras abordagens que dizem O QUE você precisa fazer, a PNL é a tecnologia do COMO. Ela diz e mostra COMO alcançar o que você quer.

Com a PNL nós podemos escolher o que queremos mudar, e como queremos fazer essa mudança. A PNL descreve a dinâmica fundamental entre a mente, a linguagem e o comportamento. Mas como isso funciona?

PNL significa Programação Neurolingüística e inclui os três componentes mais influentes envolvidos em produzir experiência humana: a neurologia, a linguagem e o padrão.

Nós estamos em contato com o mundo exterior através dos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. A nossa neurologia recebe estímulos externos e os representa para nós com um conjunto combinado de "representações internas" realizadas por imagens. Esse processo gera nossa experiência subjetiva.

A combinação dessas representações internas formam padrões ou "programas" que se repetem. Esses padrões (ou comportamentos) ocorrem repetidas vezes a não ser que sejam interrompidos ou redirecionados.

A linguagem determina como nós influenciamos e como nos comunicamos com os outros e conosco. É como nós rotulamos a nossa experiência. E também o modo como acionamos os padrões instalados.

Por isto a PNL é a exploração de COMO cada indivíduo experimenta o seu próprio conjunto único de padrões. Com a PNL nós podemos identificar que padrões nos dão recursos e nos são úteis. Então podemos escolher acrescentar novos padrões ao nosso comportamento e sermos mais produtivos naquelas situações onde tivemos baixa performance no passado. Se nós entendemos como nós somos da maneira que somos, podemos criar escolha sobre como nós gostaríamos de ser no futuro.

Outra máxima da PNL é que “todo comportamento tem uma intenção positiva para aquele que age”. A PNL fornece as ferramentas pelas quais se pode obter a satisfação dos “benefícios” que existem, em geral de maneira inconsciente, por trás do padrão de comportamento. Tudo de maneira mais saudável e enriquecedora.

Os métodos podem ser aplicados em muitas áreas: para criar confiança, motivação, vendas, melhorar a memória, desempenho atlético, aprendizado de estratégias – para qualquer coisa que os humanos fazem e querem saber COMO fazer melhor. Existe um ditado "Se isso funciona, deve ser PNL!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, agradeço desde já por sua contribuição.