27 novembro 2010

MENTE JOVEM


Em qualquer idade podemos rejuvenescer a nossa mente. Isto é ainda mais importante nas pessoas que ultrapassam os 40/50 anos de idade, pois a maneira como usamos nossa mente influencia o processo de envelhecimento.

Podemos fazer uma analogia de nossa mente com um computador onde:

1. Cérebro (hardware/máquina)- é a parte física do processo
2. Mente (software/programa)- a parte subjetiva.

Estamos falando de uma máquina poderosa e delicada que requer cuidados especiais que possam garantir sua longevidade.

Portanto, devemos tomar medidas que a mantenham fisicamente perfeita e com o programa atualizado e funcional.

É importante lembrar que são duas partes que atuam em um sistema, ou seja, interagem e se influenciam mutuamente.

Só podemos usar plenamente o programa mental se o cérebro estiver em perfeitas condições para expressa-lo e só podemos usufruir plenamente das potencialidades físicas do cérebro se o programa estiver adaptado e atualizado.

E se cérebro e mente não estiverem limpos de impurezas e toxinas sofrerão um envelhecimento prematuro e ficarão mais sujeitos a doenças.

Vale aqui ressaltar que está cientificamente comprovado que a mente não envelhece - amadurece. E a forma como este amadurecimento irá ocorrer dependerá da maneira como tratarmos o processo.

Vamos entender como isso funciona:

Através do corpo podemos fragilizar o cérebro, levando um estilo de vida que, prejudicando o organismo, vai danificar as células do cérebro, diminuindo a sua capacidade de reação. Alimentação incorreta, excesso de álcool, tabaco e sedentarismo são os elementos que mais afetam a juventude do cérebro forçando-o a diminuir a sua destreza, incluindo o indispensável trabalho da memória.

Na mente, por sua vez, podemos atuar da mesma forma equivocada reduzindo o seu estado de saúde. Experiências negativas, pensamentos tóxicos, emoções descontroladas e excessivas e pobreza de informação e conhecimentos enfraquecem o poder mental.

As vezes vemos pessoas que cuidama bem de sua saúde física mas restringem sua vida mental e emocional a poucos amigos, familia e quem sabe trabalho. Quanto menor a rede social, eventos externos, vida pessoal tivermos mais empobreceremos o processo de arquivamento de dados e isso gerará uma enfraquecimento do programa mental. A dica aqui é atualizar cada vez mais.

Isso é bastante comum em pessoas que não tem objetivos pessoais, metas a alcançar. Escolhem dedicar-se exclusivamente a familia, transformando filhos e parceiros em foco de vida. Uma estratégia bem intencionada mas mal elaborada. A consequente falta de atualização, ou seja, de novidades, vai tornando o programa mental antiquado e em pouco tempo veremos pessoas inadaptadas ao mundo.

Agora vamos a parte boa. Felizmente, podemos recuperar e manter a saúde e a destreza mental levando um estilo de vida que dê primazia a vários procedimentos.

Abaixo, algumas dicas de rápida e garantida eficácia, indicadas pelo Dr. Nelson Lima, Diretor-Chefe do Instituto da Inteligência de Portugal:

1º Mexa-se. Caminhe, passeie, viaje. Não esteja mais do que 2 horas seguidas sentado.
2º Aprenda a respirar bem. De manhã, inspire calmamente.
3º Faça exercícios de relaxamento com frequência e aprenda a meditar.
4º Alimente-se de forma equilibrada, eliminando as más gorduras, frituras, álcool em excesso e açúcares. Aposte numa dieta “verde” com legumes e frutas, ingerindo menos carne.
5º Tome suplementos vitamínicos e minerais que equilibrem a sua alimentação.
6º Durma o suficiente e, se puder, tire sonecas (elas ajudam a reequilibrar o organismo).
7º Conviva com pessoas interessantes, simpáticas e positivas.
8º Afaste-se de climas humanos desagradáveis e conflituosos.
9º Leia, leia bastante, várias vezes por dia, incluindo jornais.
10º Abuse dos sentidos: aromas, sabores, música, tocar em diversos materiais e alargar a visão para pormenores ao seu redor, as estrelas do céu e o horizonte.

Se tiver alguma doença crônica ajuste estas dicas aos conselhos do seu médico.

Lembre-se de que estas mudanças de atitude devem ser incorporadas gradativamente à sua rotina. Nada de desistir antes de tentar ou de se cobrar demais ao iniciar. Tudo tem um tempo certo para acontecer.

O importante é começar. Planeje, por exemplo, incluir um item da lista por semana a sua vida. Estas sugestões, logo que tornadas em hábitos, vão-lhe trazer um bem-estar geral fantástico.

Em pouco tempo você verá maravilhas acontecendo em sua vida e, ainda melhor, estará tomando os passos necessários para a manutenção de uma mente saudável e uma vida longa e feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, agradeço desde já por sua contribuição.