11 março 2011

Os 12 Princípios da Inteligência Espiritual


1.Tenha pensamentos positivos, sempre. Não pense como vítima das circunstâncias, pense que sofrer é uma oportunidade de ser forte.

2.Descubra quem você é. O que me faz levantar de manhã? Para que eu vivo, por o que daria minha vida? O que me motiva para fazer coisas todos os dias? Quem eu sou realmente? Comprar, trabalhar, sair com os amigos faz parte de nosso universo, mas o “ser” é mais do que isso.

3.Tenha humildade. Precisamos saber que o que fazemos parte de um sistema, e que precisamos prestar atenção nos outros, lembrando que existem diversos pontos-de-vista – não o seu, unicamente.

4.Viva a compaixão. A origem dessa palavra significa “sentir com”. Sentir a dor do outro como se fosse a sua dor. “

5.Reveja seus valores. Precisamos pensar menos em “eu, mim” e mais em “nós, nossos”. E precisamos rever nossos valores para servir uns aos outros. Como fazer isso? “Pergunte a você mesmo, qual é o melhor que você pode dar”.

6.Viva o presente. Tire o peso do passado e das preocupações – e.viva o agora!

7.Estamos conectados, e o jeito que vivo minha vida afeta a vida do outro. “Se me sinto negativo, espalho essa negatividade para minhas relações, minha comunidade. Mas se me sinto esperançosa e que posso fazer melhor, espalho essa atitude para as outras pessoas”.

8.Responda a uma questão fundamental: sempre perguntar por quê! Nós nos fechamos a verdade se não questionamos.

9.Mude a sua mente, seus paradigmas, e coloque seus pontos-de-vista sob uma nova perspectiva. Precisamos de uma revolução do pensamento também nas lideranças e na educação. É preciso ajudar as pessoas a formarem consciência crítica.

10.Valorize seus princípios, mesmo que sejam impopulares. Entretanto, não seja arrogante de que está certo, mas questione-se. Escute os outros, mas veja o que você quer acreditar, para o que você quer lutar.

11.Celebre a diversidade. Isso significa construir um pensamento do que significa a diferença para você, e o que ela tem a te ensinar. Dizer “obrigada por ser diferente, por me fazer questionar a mim mesmo”.

12.Descubra a sua vocação, o seu propósito de vida e em como você pode fazer a diferença. Você não precisa ser o Gandhi ou o Barack Obama. Cozinhar um bolo pra sua família, um pai que vai brincar com seu filho, dando o seu melhor, é uma maneira de servir a humanidade com o melhor que temos.

2 comentários:

  1. Analú, conheci você no viva hoje. Adorei! Parabéns! Adicionei seu blog ao meu.
    http://sejamoshumanos.blogspot.com e
    http://paraserhumaninho.blogspot.com
    enviei uma solicitação no face para você. Gostaria muito de ser sua amiga. Um grande abraço. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Analu, copiei esse pra postar no Face, mas coloquei o crédito do seu blog. Todas precisamos disso. Bjão

    ResponderExcluir

Olá, agradeço desde já por sua contribuição.