31 dezembro 2011

SÁBIAS PALAVRAS DE UM JOVEM AMIGO...

Feliz Ano novo,

O ser humano, muitas vezes, se revela engraçado.

Depois de 2012 anos, se aperfeiçoando...

Transpassando guerras, doenças, etc ao longo de tantos séculos....

Ao invés de sonhar com um futuro maravilhoso, se sugestiona com catástrofes proféticas que o destruiriam. O seu progresso é ignorado pela possibilidade do seu retrocesso. E talvez esteja ai, a questão para este novo ano...

Mudanças não necessariamente são catástrofes, embora toda mudança nos obrigue a rever, revisar e transformar muita coisa. Acho que o maior medo que temos da mudança é sairmos da posição cômoda que julgamos segura. Talvez a maior insegurança vivenciada seja justamente ficar parado. Porque os ciclos da vida seguem e assim momentos felizes se tornam tristes e momentos tristes são surpreendidos com inigualável alegria. Porque tudo passa e tudo muda o tempo todo. Ficar parado é realmente ser arrastado por uma "Onda Destruidora".

E aproveitando esta imagem "aterradora" que os cinemas propuseram às mudanças do nosso planeta, gostaria de desejar que ninguém este ano seja levado pela onda, que se apoderem de sua prancha e surfem por ela como um ato de fé, de paz e especialmente de realização pessoal.

Porque o simbolismo do surfe é exatamente este: sermos capazes de domar a instabilidade e o descontrole da natureza. Assim, surfar sobre a vida é ser capaz de se manter de pé e em paz, diante de toda instabilidade de altos e baixos que ela nos ofertar. Mudando constantemente, mas sem perder o progresso e a sabedoria que adquirimos com o tempo e especialmente certo que a nossa "praia", nos aguarda logo ali, em algum lugar no futuro!

Por isso desejo a todos, meus sinceros e seguros votos de um ano de mudanças e de aproveitar toda oportunidade (seja ela boa ou ruim) para construir e semear um caminho de realizações. A rocha pode ser um obstáculo no caminho de alguns, para outros será a base perfeita para a construção de uma casa.

Que o bom vento lhes leve saúde para caminhar para frente sempre, harmonia para que seus pensamentos sejam sempre aliados e nunca adversários e prosperidade para que cada semente lançada se multiplique em muitos frutos...

Muita paz hoje e sempre...

(Texto de Fernando Paz)

2 comentários:

  1. Sim, que o bom vento nos traga tudo isso...

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, Analu:
    Aceitei o seu convite, e estou visitando o seu blog.
    Simpatizei com esta postagem, talvez pela data, quando nasceu minha neta Rafaella, talvez pelo tema, ano 5 (2+0+1+2=5) ano de mudanças.
    O texto retrata bem a postura humana de relacionar mudanças a catástrofes. Eu tenho atribuído toda essa onda de prenúncios de tragédias a um sentimento de culpa que domina a mente humana.
    Todos sabem as besteiras que estão fazendo, maltratando não só o corpo da Terra, mas seus próprios corpos.
    Assim, quando ouvem falar de fim de um ciclo, de uma era ou, simplesmente, de mudanças, eles se aterrorizam e imaginam o dia do juízo final. E, já se sentem condenados, diante das mais cruéis torturas impingidas pela justiça divina, de um Deus que ele julga conhecer, mas ao qual teme muito mais do que ama.
    Mudanças são os mais sagrados impulsos de progresso. E, nós precisamos progredir, pois há muito serviço à nossa espera.
    Um carinhoso abraço, Analu.
    Gilberto.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço desde já por sua contribuição.