03 fevereiro 2015

CHACRAS E SAÚDE!

Vem do Oriente a ideia de que somos uma combinação das correntes de energia mental, emocional, psicológica e espiritual, que reunidos formam o corpo físico; e de que nossos corpos têm centros de energia chamados “chacras”.

A energia flui continuamente pelo nosso corpo, através do topo da cabeça e, à medida que ela viaja pela espinha abaixo, ela “alimenta” cada um dos sete centros, localizados em pontos sequenciais ao longo da espinha dorsal.

O intercambio de energias entre os chacras e o corpo é responsável pela manutenção da saúde dos órgãos e pelo equilíbrio psicológico e emocional.
  
O fluxo dessas correntes de energia é regulado em nosso corpo por nossas crenças e atitudes e alimentado por toda a informação que guardamos em nossa mente resultantes das experiências que tivemos ao longo da vida.

O desenvolvimento das doenças tem como fator fundamental a intensidade das emoções desarmônicas, em especial do medo.

Vamos verificar quais os padrões específicos de medo correspondem aos chacras e quais as possíveis doenças a eles relacionadas.


Chacra Básico: questões de segurança física e sobrevivência.

Medo de não ser capaz de suprir as necessidades da vida para si mesmo e para sua família.

Sentimento de que o mundo externo é um local ameaçador.

Sensação de que só tem a si mesmo, sem o apoio de ninguém. 

Disfunções mais comuns: dor crônica nas costas (lombar), ciática, veias varicosas, problemas no reto, tumores e câncer localizados nessas áreas do corpo. 

***

Chacra Sexual:

Sensação de não ter poder sobre o que acontece sexualmente. Isso inclui experiências de abuso sexual, assim como relacionamentos especialmente manipulativos e controladores.

Sentir-se inadequado sexualmente ou ter aversão pela atividade sexual. Isso inclui a tensão que acompanha sentimentos de ressentimento com relação ao poder do seu parceiro ou do sexo oposto em geral, assim como sentimentos de aversão ou de culpa relativos à sua própria sexualidade ou às suas preferências sexuais.

Desvalorização de si mesmo como resultado de pouco ou mínimo poder econômico. 

Disfunções mais comuns: para as mulheres – problemas menstruais, infertilidade, infecções vaginais, cistos nos ovários, endometriose, tumores ou câncer nos órgãos femininos.

Para os homens - impotência e problemas na próstata, incluindo câncer (essas disfunções estão associadas à perda de poder econômico ou político, principalmente). 

Tanto para os homens quanto para as mulheres, disfunções comuns incluem dor pélvica e nas costas (lombar), herpes e todas as outras doenças sexuais, problemas de deslocamento de disco, todos os problemas sexuais e problemas urinários e na bexiga.

***

Chacra do Plexo Solar

Medo de assumir a responsabilidade por si mesmo, por suas necessidades, por seus compromissos, por suas finanças e por seus pensamentos, atitudes e ações pessoais.

Medo de ser criticado ou necessidade de criticar os outros para se sentir mais forte.

Medo do fracasso. 

Disfunções mais comuns: artrite, úlceras, e todos os problemas relacionados com o estômago; problemas intestinais e no cólon incluindo câncer, pancreatite, diabetes e câncer no pâncreas; problemas de rins (também relacionado com o segundo chacra); problemas de fígado, incluindo hepatite; problemas de vesícula; disfunções nas glândulas supra-renais; indigestão crônica ou aguda; anorexia e bulimia; náuseas e gripe.

***

Chacra Cardíaco

Medo de não ser amado ou a crença de que você não merece ser amado.

Medo de demonstrar ou compartilhar afeição.

Medo e amargura por acreditar que não pode perdoar ou por se recusar a perdoar. 

Disfunções mais comuns: ataques cardíacos; dilatação cardíaca; artérias bloqueadas e colapso cardíaco congestivo; asma; alergias; problemas de pulmão; incluindo câncer; problemas nos brônquios; pneumonia; problemas de circulação e todos os problemas na parte superior da coluna e nos ombros. 

***

Chacra Laríngeo

Medo de assumir seus próprios desejos e direitos – esse medo freqüentemente faz com que a pessoa permita que os outros a vitimizem devido à sua incapacidade de se comunicar de maneira firme em seu próprio benefício.

Medo de expressar suas necessidades emocionais, seus sentimentos e suas opiniões. Esse medo bloqueia quase totalmente qualquer nível de criatividade.

Medo de expressar mágoa, tristeza e pesar. Isso inclui a incapacidade de chorar.

Disfunções mais comuns: garganta irritada e dor de garganta crônica, incluindo câncer na garganta e na boca.

Problemas nas gengivas, nos dentes e desalinhamento do maxilar (chamado Síndrome da Articulação Temporomandibular); escoliose (espinha dorsal curva); torcicolo; laringite; amigdalite; dores de cabeça tensionais na base do pescoço; glândulas e tireóide intumescidas. 

***

Chacra Ajna ou Terceiro Olho

Medo de olhar para dentro de si mesmo, ou medo da auto-análise e da introspecção.

Medo de suas próprias habilidades intuitivas, que dá origem a bloqueios à sensibilidade interior. 

Medo de aprender com as experiências da vida. Isso freqüentemente leva a culpar constantemente outras pessoas por tudo que acontece de errado em sua própria vida, e a um padrão infindável de repetição das mesmas situações de aprendizado difíceis e dolorosas. 

Disfunções mais comuns: tumores cerebrais, hemorragias cerebrais e coágulos de sangue no cérebro; problemas neurológicos; cegueira;surdez; problemas em toda a espinha dorsal; enxaqueca ou dores de cabeça devidas à tensão; ansiedade ou nervosismo, incluindo o colapso nervoso; coma; depressão; esquizofrenia; ataques epilépticos e outras formas de disfunções emocional-mentais, e dificuldade no aprendizado. 

***

Chacra da Coroa

Medo de compreender que está vivendo uma vida sem sentido.

 Falta de coragem e de fé em si mesmo.

 Medo do próprio desenvolvimento – isso inclui o medo de conhecer a si mesmo.

Disfunções mais comuns: disfunções do sistema nervoso, paralisias, problemas ósseos incluindo câncer nos ossos e doenças degenerativas tipo esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica (ELA). 

***

Por tudo que foi descrito acima fica claro que a manutenção da saúde está relacionada ao processo de desenvolvimento da consciência com a consequente adoção de uma atitude mental equilibrada que resulte em um estado de serenidade e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, agradeço desde já por sua contribuição.