24 outubro 2009

Mudanças necessárias...e POSSÍVEIS!


Albert Ellis, psicólogo e psicoterapeuta, autor de 75 livros, contribuiu em muito para o desenvolvimento das terapias cognitivas e comportamentais e foi também um autor importante na criação da PNL.

Vamos ver o que ele falava sobre mudanças...

“É melhor que as pessoas pratiquem os comportamentos de sucesso que desejam desenvolver, ao invés de se questionarem por anos a fio do porquê manifestarem comportamentos inadequados.

Também é importante analisar os comportamentos inadequados e descobrir as crenças irracionais que servem de base para tais comportamentos.

Depois identificar as conseqüências óbvias destes comportamentos, decidir quais seriam os comportamentos desejados, estabelecer que crenças são adequadas para manifestar tais comportamentos e, por fim, praticar tais comportamentos até que tais crenças se tornassem naturais."

Ellis acreditava que, através de modelos mentais, as pessoas podem se conscientizar de que é possível superar suas próprias inibições através da detecção do que chamava de “pensamentos contraproducentes” e das crenças irracionais subjacentes, opondo a elas uma análise de sua sustentação empírica (baseada em fatos reais) e também do exercício de pensamentos e crenças mais úteis.

Em 1970 Albert Ellis formulou uma lista de doze crenças irracionais, e asseverou que a oposição a elas produziria um ser humano mais satisfeito, motivado e eficiente.

Indico abaixo as crenças listadas por Ellis e, pedindo licença ao querido pensador, insiro minhas sugestões de solução:

Crenças 1 – Há uma extrema necessidade para o adulto de ser amado ou aprovado por outra pessoa significativa.
Isso é agradável mas não fundamental. Quando alicerçamos adequadamente nossos valores podemos obter a auto-aprovação.

Crenças 2 - Certas pessoas são más e deveriam ser punidas.
Ninguém erra porque gosta. Erra por ser frágil. Ser mau é uma “imperfeição” que expressa esta fragilidade. Portanto, as pessoas devem ser orientadas e caso não desejem a orientação devemos nos afastar delas para que não soframos sua influencia perniciosa. Apenas isso. A dor não combate o mal pois é violência e violência gera violência.

Crença 3 - É horrível e catastrófico quando as coisas não são do jeito que gostaríamos que fossem.
Catastrófico é acreditar que porque as coisas não são como gostaríamos elas tem que permanecer assim. Se algo não te agrada mude. Se não souber como, descubra. Há sempre um modo para ser fazer qualquer coisa neste planeta.

Crença 4 - A felicidade é externamente causada.Como nossa mente interpreta o mundo à sua maneira, o externo é uma interpretação nossa. Portanto, não é real. Já nossa essência é real e portanto a felicidade começa no real ou seja dentro de nós.

Crença 5 - Devemos ficar preocupados com as coisas que podem ser perigosas ou assustadoras.
Devemos vibrar positivamente para que não tenhamos que sofrer os perigos. Pre-ocupar-se não resolve pois o “problema” ainda não aconteceu. Conceitos como perigoso ou assustador devem ser avaliados pois também dependem de interpretação nossa. E quando algo for efetivamente perigoso, esta reflexão irá ajudar a idenficar as medidas necessárias para a devida proteção.

Crença 6 - É mais fácil evitar do que enfrentar certas dificuldades ou responsabilidades.
Enfrentar leva um segundo, evitar pode levar uma vida toda.

Crença 7 - Precisamos nos apoiar em alguém ou alguma coisa mais forte do que nós próprios.Precisamos perceber que somos fortes e se ainda não somos descobrir como chegar lá.

Crença 8 - Deve-se ser inteiramente competente, adequado e realizador em todos os aspectos para ter valor.
Nosso valor nasce conosco. E além disso ninguém neste estágio planetário consegue ser inteiramente coisa alguma, portanto...

Crença 9 - O passado de alguém é um determinante do seu comportamento para sempre.
Esqueçam o para sempre. O passado contêm dados que podem ser atualizados e modificados. Ninguém está fatalmente preso ao passado. Basta observar-se ao longo de um ano...o quanto se pode mudar em um tempo destes...se mudamos com o tempo como conseguiriamos manter um comportamento para sempre?

Crença 10 - Há uma solução certa, precisa e perfeita para os problemas humanos e precisamos encontrá-la para controlar a situação.Voltamos a interpretação da mente...assim como a verdade é de cada um também a solução deve ser. Não existem seres idênticos e portanto cada ser terá soluções particulares para seus problemas.

Crença 11 - Os problemas e as preocupações de outras pessoas devem nos preocupar.
Por que? Quando você encontrar a resposta a esta pergunta verá como é ingênua esta crença.

Crença 12 - As pessoas têm pouca ou nenhuma habilidade para controlar seus distúrbios emocionais e como se sente.É como sentir-se refém das emoções. Absolutamente incorreto. A mente humana é plenamente reprogramável. Se você observar a si mesmo em momentos de tranquilidade e momentos de agitação verá que há uma maneira de ser para cada estado. Adequando o modo de ser tranquilo ao momento agitado verá a transformação acontecer.

Um comentário:

  1. Tudo quanto seja armazenado no pensamento transforma-se em alimento emocional que, de acordo com a qualidade, envenena ou santifica a alma.
    Joanna de Ângelis

    ResponderExcluir

Olá, agradeço desde já por sua contribuição.