24 outubro 2009

Perceber é muito mais do que ver!!!



Técnicamente Percepção “é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta”.

A percepção de mundo funciona continuamente e se inicia quando a mente humana capta pelos cinco sentidos as informações do contexto, seja ele externo ou interno.

É através da percepção que se processa todo o nosso campo de experiência. Todos os elementos da experiência passam através dos sentidos e da mente, e o ser se expressa com base no que foi previamente experimentado.

E cada experiência deixa uma marca, por menor que seja. E assim vão se sucedendo as experiências, mais ou menos intensas, mais ou menos profundas, agradáveis, desagradáveis ou neutras, mas todas apoiadas sobre a percepção oferecida pelos sentidos e pela mente.

A percepção, o ato de perceber e de validar o que é percebido, é um processo e independe do seu conteúdo.

Subjacente à percepção está uma mente particularizada e focalizada que interpreta a informação coletada a seu modo. Cada mente tem um canal de percepção próprio que lida com as informações externas em comparação com os dados armazenados na memória.

Cada pensamento, sentimento ou emoção se origina de uma percepção ou combinação de percepções submetidas ao crivo da mente. A percepção precede o pensamento; a ele segue-se uma interpretação sobre a qual construímos nossa idéia de nós mesmos e do mundo.

Cada pessoa interage com o mundo de acordo com a maneira como ela o interpreta. A interpretação que cada pessoa faz dos acontecimentos são resultado do seu arquivamento individual.

As pessoas respondem à sua experiência e não à realidade em si pois em termos mentais não há meios de determinamos o que é realidade. Um sonho é tão real para a mente humana como uma experiência em estado de vigília.

Operaramos na verdade em um universo quase fictício, um âmbito de percepção e um campo de experiência própria de cada ser.

A atitude, o que pensamos e sentimos e o comportamento, a ação empreendida pelas pessoas são permanentemente influenciadas por seu mapa de mundo.

A habilidade de mudar o processo através do qual experimentamos a "realidade" é com frequência mais valioso do que mudar o conteúdo da nossa experiência.

Desenvolver esta habilidade nos levará a ampliar nossa percepção, interpretar e significar cada vez melhor, mudar nossas respostas e adquirir mais liberdade.

Se pudermos desapegar-nos do conteúdo das percepções e vislumbrar o que está por trás, aprendendo a interpretar com clareza e justiça o mundo que nos rodeia poderemos dar início a uma imensa transformação interior!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, agradeço desde já por sua contribuição.