Amados!
Para minha mensagem de natal deste ano escolhi o texto escrito por uma pessoa fabulosa com quem tenho a sublime oportunidade de conviver, minha amiga Juliana Nunes.
Em um momento de grave crise no Rio de Janeiro, quando os jornais só noticiavam dificuldades na política e dores na vida e as pessoas estavam muito envolvidas nestas dores, esta jovem brilhante nos ofertou sua sabedoria e lucidez.
Deixo com vocês estas palavras profundas e meu desejo sincero de que façamos acontecer, neste e em todos os outros natais.
Com amor!
"Olha, eu sei que as coisas parecem estar andando pra trás.
Eu também não queria este prefeito, este governador, este presidente do Brasil e este presidente do mundo (porque, né? É praticamente isso). Mas acho que a gente precisa olhar a história como processo.
A vida é cíclica, sábia e, embora pareça o contrário, nada disso está solto. Não largaram o centro de controle lá em "cima" (que na real, é aqui dentro).
A gente está em TRANSFORMAÇÃO.
Não parece, mas ~tudo está certo~. Do jeitinho que tá aí, tudo está certo. É exatamente este o processo necessário pra nossa transformação, pra sacudir, pra deixar desconfortável, pra trazer à tona o que precisa ser modificado, pra limpar e transmutar: em nós, no micro e no macro.
Paciência.
Respira.
Isso é processo e não vai passar tão rápido. Mas também não vai durar uma vida.
E a boa notícia é que, se o que está em cima é o que está embaixo, vamos fazendo o que está ao nosso alcance. Vamos sentir o que tiver que sentir, acolher a tristeza, a revolta, a indignação... mas, depois, vamos deixar isso passar e vamos agir.
Transformar em nós, literalmente, o que queremos ver transformado aí fora. Ser mais transparentes, verdadeiros, solidários, corajosos, acolhedores.
Vamos mudar a nós mesmos, vamos mudar a nossa vida, nosso círculo particular, o que está ao nosso alcance.
2016 tem sido um ano duro. Quantas pessoas perderam seus empregos, tiveram que virar a vida de cabeça pra baixo... mas se re-conheceram neste lado avesso!
Descobriram uma nova vocação, abriram um negócio. Quantas dessas pessoas se articularam em coletivos e colocaram seus negócios pra andar! Quer um exemplo? A galera da cultura, da gastronomia de rua, a galera que tá fora do sistemão tá fazendo a vida acontecer!
Não há praticamente uma só semana aqui no Rio em que não haja uma feira coletiva bacana de gente que tá se articulando, se ajudando e tocando a vida pra frente, sem esperar que a solução venha de quem está lá em cima - seja o governo, seja a divindade.
O "lá em cima" está aqui dentro. Vamos acessar esta força e vamos NÓS MESMOS CONSTRUIR A VIDA QUE A GENTE QUER VIVER. Isso não tá na mão de ninguém, eu te garanto.
E se você precisar de uma inspiração, compartilho contigo essa pérola que descobri outro dia. Ganhe 10 minutinhos do seu tempo e veja, ouça e sinta a força, o sorriso, a verdade deste homem. Se estes recursos não estão dentro de nós, meu irmão... então eu não sei aonde eles vão estar!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, agradeço desde já por sua contribuição.